quinta-feira, 16 de março de 2017

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), "o Tuca" relator da Reforma da Previdência

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência 

  • Arthur de Oliveira Maia da Silva (Salvador, 17 de agosto de 1964) é advogado com mestrado em direito econômico pela Universidade Federal da Bahia. Deputado estadual eleito por quatro mandatos, atualmente é deputado federal em sua quinta eleição. Esteve fora da função parlamentar de 1993 a 1997 para exercer o cargo de prefeito do município de Bom Jesus da Lapa. 
Iniciou sua atividade profissional como membro do escritório de advocacia empresarial e tributária do jurista Edvaldo Brito de 1984 a 1986; foi assessor na vice-governadoria do estado da Bahia nos anos de 1987 e 1988. Exerceu advocacia no município de Guanambi de 1988 a 1990 e ali também foi vereador de 1989 a 1990 e presidente da Câmara Municipal. É filiado ao Solidariedade (SD).

Atuação parlamentar:
  • Foi eleito deputado estadual pelo estado da Bahia para a legislatura de 1991-1994, tendo sido reeleito por mais três vezes. Atualmente é deputado federal em sua quinta eleição e primeiro vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal. Na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia foi presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das Comissões de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, Rio São Francisco e Constituição e Justiça. 
Já foi líder do PSDB, vice-líder do PMDB, presidente das Comissões de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os desvios financeiros da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). Como deputado propôs 22 projetos de lei em áreas distintas, além de moções e indicações. É de sua autoria o mandado de segurança que possibilita o acesso à senha das despesas efetuadas pelo Estado da Bahia. Também aprovou a lei que proíbe o fumo dentro das escolas.
  • Em 21 de novembro de 2012, votou favoravelmente ao parecer pela admissibilidade à Proposta de Emenda à Constituição 37/11, conhecida por PEC da Impunidade, em reunião deliberativa da Comissão Especial.
É relator da Reforma da Previdência, concedeu diversas declarações e entrevistas informando que a se não houver reforma a previdência vai acabar (embora não tenha apresentado nenhum dado), é considerado um dos homens fortes do Governo Temer.

Condecorações:
  • Recebeu a condecoração de título de Cidadão do município de Guanambi-BA em 1991.
  • Prêmio de Destaque Parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia em 1999.
  • Troféu Imprensa 2005, Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.